Rastreadores são aparelhos que usa alta tecnologia. Existem vários aparelhos no mercado atualmente, cada um disponibilizando funções inovadoras e melhorias de funcionamento. Existem inclusive os que funcionam de forma "gratuita", porém, não existe almoço grátis como falamos. Existe o custo do chip de dados e a falta de suporte, sem contar que a plataforma gratuita geralmente costuma sem em idioma Mandarim (Chinês).
Existem 2 modalidades de rastreamento, sendo a 100% Satelital, onde a comunicação entre o aparelho rastreador e o satélite é direta, sem uma intermediação durante o processo, porém, os custos são muito elevados, por isso são utilizados por empresas que precisam monitorar suas cargas que são de altos valores.
A modalidade que vamos falar é sobre o rastreamento que a Localsat trabalha, com chip de dados M2M, intermediada por torres de telefonia celular para completar a comunicação entre SATÉLITE<->VEÍCULO<->ANTENA GPRS.

O funcionamento se dá pela comunicação constante entre satélites e o aparelho de rastreamento instalado no veículo. Essa comunicação é feita pelo menos por 3 satélites, que fazem a triangulação entre eles e o veículo, o que acaba resultando na localização mais precisa.
O aparelho rastreador se comunica com a Antena GPRS através de chip de dados específicos para trabalhar com rastreamento e envio de dados, o chip M2M – máquina para máquina.
Após essa comunicação entre satélite e rastreador, essas informações são recebidas pelas antenas GPRS (Operadoras de telefonia celular) e são enviadas para o servidor, onde estão instaladas as plataformas de rastreamento.
Depois de compreendido como é feita a comunicação entre satélites e servidor agora podemos começar a falar um pouco mais sobre as funções dos rastreadores.
TEMPO DE RASTREAMENTO
Muitas empresas fornecem seus produtos informando que a localização do veículo é informada em tempo real. Para muito clientes esse tempo é como se fosse instantâneo, porém, o que muitas empresas omitem é o tempo real de comunicação entre a ocorrência e a informação gerada na plataforma de rastreamento. Normalmente este tempo é programado entre 3 e 5 minutos, mas na LOCALSAT nossos veículos são atualizados a cada 2 minutos, ou seja, o tempo real de localização se dá a cada 120 segundos.
Em situações em caso de roubo do veículo, a nossa plataforma permite somente a LOCALSAT alterar a comunicação para 30 segundos.
Porque o tempo de comunicação da LOCALSAT é de 120 segundos (2min)?
Como falamos anteriormente, os rastreadores se comunicam com as Antenas GPRS através de chips de dados. Esses dados são cobrados como qualquer outro tipo de telefonia e internet móvel. Quanto maior a comunicação entre o rastreador e a Antena GPRS, maior o consumo de dados, gerando um maior custo de telefonia, o que faz os valores de rastreamento via GPRS ficarem inviáveis quando este tempo fique muito reduzido.
Para oferecer um serviço de qualidade, dentro do mercado que a cada dia se destacam os melhores serviços e atendimento, a LOCALSAT conseguiu viabilizar o tempo de comunicação em 120 segundos e competir com empresas de grande porte que oferecem o mesmo serviço com uma comunicação média de 180 segundos.
ACESSANDO DADOS DO RASTREADOR
Atualmente graças a evolução da tecnologia, os rastreadores também seguem na evolução do funcionamento.
Para quem não sabe, até alguns pouquíssimos anos atras os rastreadores funcionavam através de códigos de SMS enviados para o número do chip instalado no aparelho. Este código era respondido na forma de geolocalização do veículo. Essas trocas de dados tinham custos elevados e nem sempre o proprietário de um rastreador utilizava, no intuito de não gerar custos com o rastreamento.
Atualmente a tecnologia é outra e mudou muito. Hoje através de um App é possível localizar o veículo, sem a necessidade de enviar nenhum tipo de código.
Para acessar a Plataforma de Rastreamento da LOCALSAT, basta estar conectado a internet através de um Desktop, Notebook, Tablet ou Smartphone.
Com o mesmo acesso é possível acessar a localização do veículo, consultar relatórios e até mesmo realizar o bloqueio do veículo. Vejamos a seguir as funções que os rastreadores e a plataforma de rastreamento da LOCALSAT possibilita aos usuários.

Ajude a Localsat a disseminar informações sobre o rastreador.
Pode não ser útil para você neste momento, mas poderá ajudar outras pessoas neste momento.